Beleza

Guia rápido de beleza: truques para ficar linda mesmo quando falta tempo

Especialistas dão as dicas para resolver os defeitinhos de última hora
Guia rápido de beleza: truques para ficar linda mesmo quando falta tempo
Basta aparecer um compromisso importante para você não ter tempo de se arrumar como gostaria? Pior: o cabelo ou a pele decidem ficar com um aspecto estranho bem quando você mais precisa estar bonita? Se o relógio parece estar sempre contra você, fique calma e tenha em mãos o guia de sobrevivência do DaquiDali, em que especialistas de diferentes áreas te contam tudo sobre os truques para sair linda sem perder minutos preciosos em frente ao espelho.

CABELOS
Secagem rápida
Lavou e não vai dar para secar tudo no lugar? Fique tranquila, porque tem como arrumar o essencial. “O primeiro ponto é usar o protetor térmico, como um leave-in termoativado, que vai acelerar a secagem além de proteger o fio”, indica o hairstylist Alex Moraes, do salão Marcos Proença. Depois de espalhar bem o produto, tombe a cabeça para o lado e use o secador na parte interna, no meio dos cabelos. “Secar a parte de dentro ajuda muito, porque a coroa da cabeça seca rápido naturalmente, inclusive é nela que se concentram os danos. Como o meio fica protegido, demora mais para perder a umidade. Seque aí e depois a franja”, completa.
Penteado em minutos
Quando não há possibilidade de secar corretamente e nem de domar aquele frizz ou amassado de quem acabou de pular da cama, a melhor alternativa é prender. “Os coques são facílimos de fazer, basta tirar os cabelos do rosto, levá-los para a parte de trás da cabeça e organizá-los displicentemente com uma presilha, palitos japoneses ou mesmo elásticos de cabelo”, aconselha Duda Molinos, do lab.dudamolinos.
Outra alternativa é usar o tradicional rabo de cavalo, que nunca sai de moda. “Um simples rabo, se tiver um efeito bem acabado, pode se transformar num lindo cabelo para a noite. Para isso você vai precisar de um pente ou escova que dê acabamento perfeito ao preso e finalizar com uma vaporosa nuvem de spray, que garantirá o aspecto profissional e duradouro”, fala Molinos.
Entre os tipos de rabos possíveis, de acordo com Moraes, estão os no topo da cabeça, exatamente no centro ou perto da nuca. “Uma mulher tradicional pode optar pelo médio, já quem é mais ousada e bem moderninha pode subir bem, que dá um aspecto realmente bem bacana e ousado”, complementa.
Livre de oleosidade
Não existe nada pior do que acordar com os fios oleosos e não ter tempo de lavar, afinal, o brilho nada bem vindo é percebido facilmente. Nesses dias, a dica de Molinos é recorrer aos xampus a seco, aplicados aos poucos: “Você deve massagear com a ponta dos dedos, evitando, se possível, grande contato do produto com o couro, priorizando mais o comprimento dos fios. Mas mesmo neste caso o ideal é manter os cabelos presos”.
Ressecado não!
Pontas espigadas e muito secas podem acabar com o seu visual, e devem ser corrigidas. Com alguns óleos você consegue lidar com o aspecto ressecado e sem brilho rapidinho. “Produtos naturais que servem como protetores e podem ser usados nas pontas secas resolvem a aparência. É só espalhar uma gotinha nas mãos e depois aplicar do meio para as pontas”, revela Moraes.
PELE
Esfoliação vapt vupt
Os pontinhos pretos estão te incomodando? Sem desespero: “Vá direto para a pia do banheiro e lave o rosto com água quente, sem se queimar, é claro. Em seguida, passe um creme com partículas esfoliantes nas áreas com pontos pretos em movimentos circulares. Se não tiver nenhum em casa, passe o lado mais áspero de uma esponja ou uma bucha vegetal. Em seguida, esprema levemente e com muito cuidado, que o que estiver fácil de sair, sairá. Termine com hidratante ou filtro bem leve e fino, sua pele ficará luminosa e lisinha”, ensina a dermatologista Ligia Kogos.
Hidratada sempre
Se o rosto parece seco e desvitalizado, primeiro é preciso perceber se é apenas uma sensação pós-sol ou se ela está seca de fato. “Se a pele estiver mesmo seca, estará com poros fechados, sem cravos nem espinhas e com aspecto opaco e sem vida. A com toque seco poderá estar com os poros abertos, cravos e superfície áspera”, alerta.
Para quem está mesmo com o ressecamento, o ideal é fazer uma “hidratação de choque”: “Lave ou molhe com água morna e enxugue delicadamente com toalha. Depois, misture um pouco dos cremes que você tem em casa que possuam ingredientes como ureia, dimethicone, manteiga de karité, shea butter, extratos de oliva, lactatos, glycans, óleos de macadamia, oliva, uva ou amêndoas. Massageie com movimentos circulares e deixe por 10 minutos. Depois, se precisar se arrumar e maquilar, retire o excesso com papel absorvente”, diz.
Brilho controlado
O rosto ficou oleoso no decorrer do dia? Se você está maquiada, o melhor é usar um truque do tempo das avós: “o único jeito é recorrer ao pó compacto que elas já usavam com tanta graça. Aplique pressionando a esponja na testa, nariz, lábios e queixos”.
 Se estiver de “cara limpa”, Ligia fala que o truque é lavar com sabonete à base de enxofre ou sulfacetamida ou passar um adstringente hidro-alcoólico refrescante à base de substâncias anti-oleosidade, como ácido salicílico. “Em seguida passe um pouco de pó para manter a pele calma. Lembre-se, o pó compacto não pode faltar na bolsa de quem tem pele oleosa”, pontua.
Xô, espinhas
Que atire a primeira pedra quem nunca tentou espremer uma espinha antes de um evento importante. Apesar de tentador, evite esse impulso para não piorar ainda mais a situação. “Além de loções alcoólicas com antibióticos especiais para acne, aplique creme de corticoide e, para concentrar o creme no local, tape com um pedacinho de fita adesiva por pelo menos uma hora. Em algumas horas desinflamará consideravelmente. Disfarce a região com corretivo sólido em bastão e retoque com pó facial”, conta.
MAQUIAGEM
Make básico
Se arrumar um intervalo para lavar os cabelos já é complicado, fazer uma maquiagem para trabalhar pode ser quase impossível. Nessas horas, prefira fazer o básico para ficar com a expressão suave e descansada. “É indispensável o uso do filtro solar no rosto e pescoço, principalmente os que funcionam como base,como os BB Creams, por exemplo. Aplique um corretivo um tom abaixo do da pele nas olheiras e imperfeições, máscara para cílios, que dá um up ao olhar, e um blush nas maçãs do rosto, de preferência em tons suaves só para dar um coradinho”, fala a consultora de imagem e maquiadora Gabby Fap, do lab.dudamolinos.
Festa em minutos
Se pintou aquele convite irrecusável no último segundo, o jeito é recorrer aos tons simples de usar, como os marrons, no côncavo dos olhos e pálpebras: “é rápido e certeiro, pois estão dentro de todos os tons de pele. Use também a base, que pode ser aplicada colocando no dorso da mão e distribuindo com o dedo médio na zona T do rosto, espalhando para as laterais a partir desse ponto, sempre em movimentos circulares. Aplique o pó em todo o rosto, lápis ou caneta delineadora, que é de fácil aplicação, preta nos olhos, máscara para cílios, blush neutro e batom”, finaliza. 
Naiara Taborda

Copyright © 2014 Gazeta Mulher
- Published By Gooyaabi Templates | Powered By Blogger